quarta-feira, 25 de março de 2015

A Manoela é você

Depois de uma desilusão amorosa, Manoela fechou para balanço. Do signo de peixes e extremamente (digamos que até descontroladamente) sentimental, ela vivia um dia de cada vez. Quando as chances de um amor apareciam, Manoela fugia. Ela já sabia dos perigos. Passou anos escrevendo crônicas sobre alguém que marcou a sua vida e nunca mais voltou. Na verdade era a segunda vez que Manoela sentia o chão sumir abaixo dos seus pés. Mas na segunda vez ela sabia que tinha sido de verdade e pela primeira vez soube os prós e contras de amar alguém em pleno século XXI.
Lutando para não cair novamente, ela afasta os possíveis namoradinhos e se diverte com sinceridade e confiança. Mas como tudo nessa vida, o prazo de validade estourou e um homem cruzou o seu caminho. Alto, bonito, charmoso. Nem magro e nem gordo. Branco como a neve e cheio de pintinhas bem posicionadas pelo corpo. Olhos apertados e uma dancinha inesquecível aos olhos dela. No auge de seus trinta e poucos anos, ele vai enfeitiçar e derrubar Manoela, sem chance de aviso prévio.
O caso de amor começou errado. Uma diferença de idade e de gostos musicais. Quem diria que ali nasceria uma união? Algo funcionava e Manoela se apegava nessas pequenas coisas. Eles gostavam de conversar, acariciar, sentir o outro. Gostam de cerveja e festas. Curtir um show nunca será a mesma coisa, pois agora ela sabe o que é ter companhia em dias de festa. Ela se esqueceu do gosto e da alegria que é estar com alguém. Mas Manoela só enxergava a casca.
A vida não é justa com pessoas como ela. Manoela se acha esperta, mas na hora “H” faz tudo ao contrário. Ela vai aprender que o amor talvez não seja para garotas como ela e que a sua alegria possa ser mais bonita quando é solitária. Desta vez Manoela vai mudar. Mudar jeitos, palavras, loucura. A doçura vai embora, a insegurança toma conta. Os dias de amor, admiração e esperança vão acabar.
Dizem que quando a desconfiança é instalada uma única vez, nunca mais ela vai embora. Manoela tem muito a ver com essa atitude. Ela aprende do pior jeito como sobreviver a um laço cortado e milhares de situações que fazem o seu coração sangrar de tanto aguentar. Aguenta fatos, olhares, ignoradas que não lhe cabem no peito. Ela aguenta histórias que não quer ver ou ouvir. Manoela não sabe responder o porquê de tanta humilhação, ela só quer parar com aquilo tudo.
Desta vez ela vai entender o porque fechou para balanço anos atrás.
- Jana Escremin

Nenhum comentário: