sábado, 8 de maio de 2010

Mãe

Eu conheço alguém que quando criança descobriu que era a segunda mais velha de uma turma de quase dez irmãos e teve que se virar quando jovem para trabalhar pois uma família com tantas pessoas precisavam de ajuda para se sustentar. Passou fome, trabalhou como babá. Descobriu que a vida era trágica. Mas nunca desistiu de mudar seu destino.



Jovem, olhos verdes, com um corpo e cabelo de causar inveja. Se meteu em apenas uma briga na época da escola por causa de um sutiã, e descobriu que quando nervosa não se controla, perde seu ritmo habitual. Ela demonstrou grande força quando perdeu um irmão tão novo, com sete anos ele se foi, e ela nunca se esqueceu dele. Era apenas uma jovem, que estudou até a oitava série.

Uma mulher que aguentou todas as dores do mundo. Perdeu o pai para um inimigo tão desesperador quanto a sua dor.  Não soube o que era se divertir, ter um carro quando completasse dezoito anos. Não soube o que era a delícia de ser jovem. Por obrigação e por amor, principalmente, cresceu rápido demais.

Se pudesse escolher outro caminho, mesmo que tendo todas as dificuldades desde o nascimento, sei que não faria nada de diferente. Sempre a mesma história de superação. Se tornou forte, e conquistou o amor de um homem. Um homem louco, que não tinha muitas coisas na cabeça. E com ele fugiu para poder ser feliz.

Conheço alguém que tem brilho nos olhos, se casou e em doze anos foi esposa. A melhor que alguém pode ter. É divertida, tem um olhar de preocupação, mas vê-la sonhar me faz sonhar. Durante a vida dela viveu em função dos outros. Viveu para o homem com quem se casou e o único que amou, mesmo sem sua presença ainda ama, sem espaço para outra pessoa. Perder sua alma gêmea para uma doença que doeu mais nela do que em qualquer outra pessoa foi a maior prova de quanto ela é forte.

Na verdade eu não sei dizer ao certo se ela é boa ou má. Querem ser como ela, e querem ter uma igual. Pois ela sabe a hora certa das coisas acontecerem. Não nega amor, não nega que você cometa erros, ela quer que você aprenda com a vida. Faz o trabalho de duas pessoas essenciais na vida de qualquer ser humano.

Esta pessoa que eu conheço se chama mãe. A minha mãe Janete. Para quem eu dedico todas as minhas alegrias, com quem eu sento e bebo uma cerveja ou até um suco de limão sem ter que fingir ser uma filha santa. Ela sabe como sou, mesmo que eu tentasse esconder. Não é nenhum monstro. Vive o papel de pai e mãe há alguns anos.

Criticar ela é quase um pecado. Pois faz seu papel como ninguém. Vira o mundo se esse for o pedido de uma de suas três filhas. Não existe limites entre o "ser mãe". Executa cada movimento com tranquilidade. Tem seus momentos brava, chata... Mas a minha mãe é a minha mãe, impossível de dizer, sei que é perfeita. E eu quero ser como ela, agradecendo sempre todas as alegrias e conselhos que só ela me dá. Parabéns para você mulher, mãe de três filhas, e de coração enorme, é só você no meu mundo, sempre. Te Amo...

3 comentários:

Pima disse...

fale o que quiseer...
a MINHA maãe é a melhor do muundo c(=

Jana Escremin disse...

de todos nós! a nossa é sempre a melhor :)

Ananda Mendonça disse...

Que homenagem linda!