terça-feira, 13 de agosto de 2013

Despedidas

Desistir nem sempre é uma falha. Muitas vezes é só um estado de espírito de quem cansou da luta solitária e sem vitórias. Desistir pode parecer coisa de gente fraca, mas é preciso ter muita coragem para abrir mão daquilo que se quer. Seguir em frente é difícil com tantos sonhos e planos. Uma vez criei uma história na cabeça que eu jurava que ia dar certo. Mas com o tempo percebi como somos frágeis e como dependemos do desejo do outro para alcançar o tal sonho amoroso. Sobre amor, não adianta, a verdade é uma só: Ou os dois gostam ou um dos dois sofrem. E sofrer é forte, dolorido e mesmo que não exista nenhuma marca externa, o nosso peito explode de dor, rasga no meio. Eu já desisti de muita coisa nessa vida, e sei as consequências das minhas atitudes. Vivo de histórias que não tiveram um ponto final. Não me acho fraca e também não acho que falhei. O que acontece é que eu desisto de tudo o que não fortalece com o tempo. Deixo de lado quem não se importa, quem se ausenta e principalmente quem faz questão de ser importante. Importância acontece! Desisti de todos os meus namorados. Desisti de amigas problemáticas. Desisti de ter uma vida cômoda. Desisti de explicar o que vou fazer. Desisti de insistir em sinais que não somam. Desisti de morar em uma cidade estragada. Desisti de entender quem não se entende. E um dia desses, sentada no meu quarto pensei no tamanho da atenção que dou para algumas pessoas e questionei: "Será que eles merecem essa atenção?". A pergunta ficou no ar, e eu fui riscando da minha lista quem precisava da minha desistência. Porque ela, acima de tudo, é uma desistência feliz. Tiro o que não preciso, o que não cresce, o que não alimenta. Sempre desisto das coisas que não progridem e por isso não vejo problemas em sair como se não estivesse sofrendo ou perdendo. Aprendi a ser um pouco dura com minhas desistências e também tenho palavras que explicam-se sozinhas. Assim ninguém sente falta de nada, e as lembranças ficam caladas para entender que desistência não tem nada a ver com fraqueza, é algo parecido com aquela limpeza de quartinho que fazemos uma vez ou outra.

- Jana Escremin

Nenhum comentário: