domingo, 29 de agosto de 2010

O valor do amor



Esse dias questionei os valores amorosos de um amigo. Ele confessou ser apaixonado pela antiga namorada, e que seria capaz de dar o mundo por ela porém estava começando um novo relacionamento e percebeu que era algo bom para ele. Questionei ele pois não vi razão nas suas atitudes, como pode alguém amar uma pessoa e ser de outro seriamente? Durante a conversa eu questionei tanto que fui desmascarada por ele quando me disse sem rodeios que eu não pensava direito sobre o assunto. Falou que eu não podia esperar que ele ficasse sofrendo, sem ninguém novo enquanto ela seguia a vida dela. Quem tinha razão? Na verdade nunca vou saber, para mim é algo tão estranho ver pessoas andando por aí com corações partidos e ao mesmo tempo estarem gostando de outras quando na verdade se aquela paixão chegar tudo que foi construído se desmorona em alguns segundos.

Pensei sobre o que seria o amor e qual o seu valor. Na minha visão de mundo, que sem exageros é uma visão muito além da realidade, vejo tudo com olhos de criança. Hoje sei que me encontro um tanto quanto distraída para a minha realidade. Tento esconder feridas não arrumando outros amores, mas procurando esquecer o que não sai do coração. Acho impossível falar que é amor quando você não liga nem para ouvir o som da voz, não se interessa pel o que está passando na vida do outro. Na verdade ontem mesmo chorei pensando como seria a minha vida se aquela pessoa por algum motivo fosse embora desse mundo. Eu chorei igual uma criança só de pensar no fato. Não saberia dizer o que é pior: perder a presença ou saber que existe alguém que não se interessa sobre o que passa na sua vida.

O meu jeito de amar é o mais complicado que conheci, e parei para pensar nele quando joguei conversa fora com o tal amigo. Eu ainda choro, eu ainda pego o celular e digito números, leio emails antigos, fico lembrando passados. Escutei a seguinte frase 'Milhares de recordações transformam tudo em canções'. Sei que o que restou estão nas músicas que escuto por aí. Realmente percebi que sou a idiota do século XXI ao pensar que o amor é ligar para ouvir apenas a voz do outro. É se importar se o amado está vivo ou não, e mais importante do que todos as breguices que eu achava que era a forma física do amor, é poder falar e ter respeitado seus sentimentos. Estou aprendendo a deixar para lá, e isso me dói tanto que não saberia comparar com qualquer outra dor.

Na conversa percebi que não existe mais o amor dos filmes que eu tanto espero. Aquelas cenas clichês como alguém movendo céus e terras para ter o outro do lado. O amor virou o conformismo do mundo. Não aceito esse amor, mas tenho que aprender a amar ele. Ou melhor dizendo, estou aprendendo a não amar, porque ao meu ver isso não é amor. A indiferença, o desprezo, a disputa para mostrar ao mundo quem está mais feliz se tornou mais importante do que amar. Não quero deixar de amar, mas preciso. O mundo é cruel para quem ama como eu. Se comportar como um robô que não ama, e esquecer que existe um passado e um sentimento é a nova expressão do amor e para mim isso não tem valor nenhum. Mas hoje em especial tenho que aceitar que ignorar faz parte do processo. Não adianta querer ir contra o sistema, isso só traz lágrimas. Não seja mais uma Janaina no mundo, ou seja, você quem sabe o que é melhor para o seu coração.

Infelizmente meu amigo não conseguiu colocar na minha cabeça que o amor é isso. Mas ele me mostrou uma realidade que é a de que eu faço parte do mundo, então ou eu ando com ele ou eu ficarei a mercê dos meus tormentos. Ainda estou tendo minhas oscilações, mas a esperança não morreu. Um dia eu sei que vai ser bola para frente e com cabeça e coração livre para qualquer obstáculo. O problema do meu amor é que não quero que ele vá embora mesmo com as lágrimas que rolam todas as noites.

Assim, a palavra 'valor' é algo que têm importância e o amor é na minha vida a fonte de todas as minhas inspirações sendo algo de grande valor para mim, ele me move e por eu falo. Nesses dias me peguei perguntando porque amar alguém que não se importa se eu morrer hoje é tão importante para mim? Achei a resposta mais humilhante que consegui encontrar e conclui apenas que para mim teve e tem o seu valor, até quando não se sabe, mas existe mesmo com todos os seus defeitos de fábrica. Amor e valor combinam comigo, mas é difícil dizer a quem eu gostaria todas essas palavras.

Faço do meu tormento meu melhor amigo, e do meu silêncio minha pior dor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi meus pensamentos expressados nesse texto! Perfeito!
Eu sou mais uma como você neste mundo sem amor e valor!