quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tamanho não é documento


Carrego por aí 1,58m de altura e 46 quilos em forma humana. Nasci pequena e o meu peso muda conforme o que sinto. Me sinto criança em um mundo cheio de adultos. Carrego um fardo pequeno e o meu maior trabalho é mostrar que sou grande.

Para o namorado eu quis ser mulher. Madura, independente, carinhosa e disposta. Para a família eu quis ser o pilar. Sustentar todos os dilemas e manter as rédeas que o conceito familiar impõe sobre a minha vida. Para os amigos eu quero ser a companheira. Atendo telefonemas na madrugada, respondo imediatamente todas as mensagens, dirijo até o Acre se for preciso salvar alguém de uma cilada.

Transformo água em vinho porque Deus não colaborou com a minha estrutura física. Não me permito ser fraca, pois as pessoas podem passar por cima de mim com um caminhão, e eu só sentirei a dor depois que estiverem anos luz à minha frente. Tenho sempre que ser maior do que posso, e isso é difícil.

Se a vida não me deu a escolha da presença marcante, eu arrumo um jeito. Vou marcando pessoas, lugares, atitudes. Sou pessoa de tempo, então não queira me conhecer de imediato. Não me permito ser apenas mais uma história, quero ser inesquecível, e estou chegando lá.

Em algum momento eu erro, tropeço, caio e despejo milhares de rancores. Sou humana e já sinto o peito doer fisicamente (sim, isso existe, quem diria?!). Sou pequena demais para o mundo. Sou grande demais para mim.

Meu tamanho nunca foi documento. Provo por A + B que sou tão maior e mais pesada do que alguns poderiam aguentar. Já conheci pessoas com o dobro do meu tamanho, o triplo do meu peso, e sabem o que fizeram? Não sustentaram.

Muita gente sai correndo pela porta quando vê o efeito “Alice no país das maravilhas” acontecendo dentro de mim. Outros admiram e mantém o silêncio, perguntando-se "por que essa menina não consegue ser fraca sendo tão pequena?". Isso eu não sei responder, só sei que gosto de ser grande para os grandões.

Assumo a minha fragilidade, e faço dela, a força que poucos entendem. Esta é uma das respostas para as perguntas do mundo que julgam o meu biotipo e esquecem do meu esforço. Vim ao mundo para ser testada, e eu vou passar em todas as provas com nota máxima, fiquem olhando.

- Jana Escremin

Nenhum comentário: