sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Valorizando o mundo







Um por do sol, uma pessoa, um lugar, uma conquista, um trabalho, uma vida. Essas coisas só fazem a diferença para nós quando admiramos cada história que nos trouxe. Isso se chama valorizar grandes e pequenas coisas. Mas aonde está este valor na sua vida?
De onde ele vem? Valor ao que temos, ao que somos, ao que pretendemos ser. Valor nas pessoas e nas coisas. De onde vem essa admiração ao ponto de valorizar? E o valor calculado errado? Ele existe também. O que fazer quando se entrega tanto, e em troca nada retribui? O valor é um professor da vida.

É assim no seu trabalho, nos seus relacionamentos amorosos, nas suas amizades ou na sua família. Nos entregamos e nos valorizamos diversas vezes na vida. Mas para quem? Para o quê? Se valor é uma moeda de tamanha importância, por que nos dividimos entre desistentes e abandonados? 

Onde está o seu valor? Talvez você o tenha esquecido quando ficou cega de amor. Talvez ele parou naquele trabalho que tirou o seu sono. Talvez ele apareça em uma tarde de domingo para quem já está longe. Talvez o valor não exista. Pode acontecer, sabia?

Todos nós devemos nos valorizar, mas qual é o ponto certo? Qual é a medida exata para não exceder o valor do outro? Por que ninguém fala do valor de alguém na nossa vida? Por que sabemos da importância de valorizar alguém e mesmo assim fingimos esquecer? 

Neste final de semana, sem pensar duas vezes, enviei para uma amiga o quanto ela era importante. Não existia um motivo, mas ela precisava saber disso. Eu valorizo muito cada pessoa que entra no meu caminho. Sempre dou valor nas coisas do meu jeito “materialista saudável” de ser. 

Você já valorizou alguém hoje? E ontem? E amanhã? Saiba que nem sempre o seu valor vai importar. Já deixei tanta gente valorizada por aí, mas eles não ligaram. Existem pessoas que não querem ou não sabem dar valor ao valor que temos para entregar. É a vida, infelizmente.

Mas foi dessa maneira que aprendi o que vale a pena ser valorizado. O que seria da minha existência se saísse por aí valorizando e sendo valorizada sem a desilusão do talvez? As vezes é preciso se questionar sobre a importância da sua vida no caminho do outro. 

Um mundo inteiro para se explorar e você aprendendo, dia após dia, como ser e fazer alguém valorizado.Isso é regra, a exceção é o retorno do seu valor.

Não se irrite se não retribuírem a sua atenção, o seu carinho, a sua importância ou até mesmo a sua paixão. Aprenda que valor foi feito para todos nós, mas que alguns devolvem o seu, sem explicação, medo ou maldade. Não se pergunte o motivo disso, pegue-o, limpe-o e continue entregando-o. 

Você não tem culpa do pouco que alguns aceitam receber. Dê muito, dê o maior valor que puder. A consequência disso não é sua. Pois a sua única responsabilidade é com o que você recebe, todos nós entregamos e devolvemos valores. Afinal, isso é ser alguém que cresce com a vida. Vá trabalhar, vá namorar, vá passear. Valorize tudo e todos, retribua com educação.

É importante ressaltar: se valorize e não tenha medo de valorizar os outros, o segredo está na troca. Aprenda a trocar, receber, doar. Aprenda a ser alguém que entende as imperfeições do outro. Se não rolou uma valorização mútua, tudo bem. A vida sempre seguiu em frente, não estacione.

Nós estamos aqui para sermos admirados pelo o que entregamos. Entregar é o ensinamento. Receber é o aprendizado. As pessoas inesquecíveis são reconhecidas pelo o que entregam, e as coadjuvantes são encaradas como um vento leve. E sobre o vento, nós já sabemos: só passa, não fica. Continue valorizando ou eu ficarei repetindo essa palavra, até que ela vire uma atitude na sua vida.

Simples assim.

Nenhum comentário: