segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Papo de amor

Um dia desses disseram que o meu erro é não estar apaixonada e que o meu coração só pertencia a quem eu tinha certeza que não o queria, porque no fundo eu morro de medo de alguém corresponder. Esse papo de amor eu só falo quando quero escrever. As pessoas se perguntam há quanto tempo vivo na solidão, e eu dou risada. Nunca pensei em uma vida solitária, pensei em uma vida livre. Minhas respostas são calmas, passageiras e nunca objetivas. Eu não sei responder o porquê ninguém ocupou lugar nesse peito que arde de amor. Não sei explicar porquê comigo é tudo tão quieto, e minhas novelas são dramas feitos em um quarto escuro onde só eu atuo. Foi em um dia desses com direito a carinhos, descansos, risadas, gestos e palavras que o assunto surgiu das cinzas. Nunca sei o que dizer, só posso responder que fiquei assim. Se esse muro erguido com muito empenho nos últimos quatro anos fosse fácil de explicar, eu já o teria feito. No meio das risadas daquela noite, um abraço duvidoso chegou e falou que eu não precisava me preocupar, que mesmo que tivessem feito um estrago, havia disposição para consertá-lo. Todas as previsões congelaram minha espinha. Dei as costas para aquelas palavras e só murmurei duas palavras, para ter certeza do que estava dizendo. Meu corpo gelou cada centímetro. Quando não estou afim de me apaixonar, alguém aparece querendo consertar tudo? Parece injusto. O meu erro estava sendo lapidado, e eu tenho medo do que pode vir depois dessa disposição. O tempo passou e sei que tudo muda, assim como os meus sentimentos. Mas é que faz tanto tempo que não falo com alguém de como funciona o meu coração, que tenho medo de parecer uma medrosa, pois sei que sou. Uma hora as coisas acontecem, mas tocar nesse assunto tornou a noite silenciosa. No fundo eu sempre soube de todas as verdades, mas o meu erro sempre foi não estar a disposição para amores passageiros. Porém me esqueço que a vida é passageira, e naquela noite eu tive certeza disso.

- Jana Escremin

Nenhum comentário: